domingo, 3 de outubro de 2010

Você já olhou sua casa hoje?




Às vezes, ninguém entendia quando eu quis dormir no "quintal", ao invés do convencional "quarto". Para mim, quintal sempre foi a parte mais atraente da "casa". Onde mais poderíamos guardar os pedaços da praia que propositalmente roubamos nas noites de lua cheia? onde mais podería cantar minha canção iluminada de sol, soltando os panos sobre os mastros no ar, com espaço para soltar os tigres e os leões? exatamente , lá, nos quintais. No entanto, as pessoas na sala de jantar são ocupadas em nascer e morrer. Mal sabem elas que ninguém nasce de uma vez e não se morre subitamente. Ao menos poderia haver silencio. Não que eu goste da sala de estar, mas aí reside uma questão muito interessante:

Se o silencio é fonte de sabedoria, é mais sábio ser hipócrita do que expor seus pensamentos? Eu poderia até denominar que os hábitos da sala de estar são tolos, mas reconheço que hipócritas não são. Se a sala de estar silenciasse sua própria essência, ninguém saberia onde estaria situada dentro de "casa". Entende que o máximo que poderia acontecer é a repugnância dos moradores ou vizinhos.

O quintal, possui a fertilidade de ser infinito. Carrega o peso de ser o que quer que quisermos lhe atribuir, até levar em si um pedaço da praia que decidi que seria minha na noite de ontem.
Ele fica atrás, mas não é o último. É a atração mais sossegada da casa. Após o sonho do jardim, a fome da cozinha, a sinceridade da sala de estar e a dormência dos quartos..se chega ao lugar mais atrativo e sem forma definida. Para você pode ser até um abismo...

Se no próprio abismo, o homem é uma corda estendida entre o instinto e o Super-homem, uma corda por cima desse abismo, definitivamente eu prefiro ser uma catenária*. E ninguém me tira do quintal.
Do que adianta tecer as próprias metas, se o caminho que devemos percorrer se é comprado em fábricas. Pelo menos no quintal tenho a liberdade de roubar o que não é meu, e não é de ninguém. Posso roubar diariamente um grão de areia para um dia abrigar o oceano que há tempos planejo furtar sem que se note. Onde mais se não no quintal se teria a exata dimensão do que poderíamos vir a ser.

Engraçado, observo que nasceu uma casa de passarinho no meu quintal hoje de manhã.
continua...

* catenária: Uma força aplicada em um ponto qualquer da curva a divide igualmente por todo material.

Nenhum comentário: