segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O mito da Caverna de Platão: Versão de Maurício de Souza


Platão havia escrito um conto intitulado de "a caverna" (na obra " República"). Se tratava de uma caverna subterrânea onde há gerações seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para a frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna apenas as sombras do mundo exterior . Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias coisas. Ou seja, não podem saber que o que vêem são sombras, nem podem saber que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há luz no exterior e não como pensam que a verdade é que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.
Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Platão falava que quem é acostumado com a escuridão, quando se depara com a luminosidade em um primeiro momento se torna completamente cego, ofuscado por tamanha claridade. É uma extraordinária metáfora sobre a vida. Mas não é só. O que aconteceria se este priosioneiro, que conheceu "a verdade" (o mundo exterior), regressasse à caverna e contasse aos outros o que viu? certamente os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo.
É uma belíssima mensagem, digna de reflexão. Segue a ilustração de Maurício de Souza sobre o mito da caverna de Platão.







O que é a caverna? O mundo em que vivemos.
Que são as sombras ? As coisas materiais e sensoriais, pois o significado das coisas raramente está na sua aparência.
Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? Aquele que questiona.
O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade.
O que é o mundo exterior? O mundo das idéias verdadeiras ou da verdadeira realidade.
Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense?) Porque imaginam que o mundo das aparências é o mundo real e o único verdadeiro (CHAUI, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1999. p. 41).

=)

Nenhum comentário: