sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CRISTO-HOMEM


Augusto Cury escreveu um livro, e queria desenvolver a teoria sobre a inteligência de cristo,avaliando a personalidade humana de Cristo, semelhante a qualquer indivíduo comum que vive as tensões de estar no real e buscar o ideal. São analisados 4 aspectos:

1.sabedoria de Cristo. Sabedoria utilizada para a própria vida; sabedoria que surpreendia e enobrecia quem estava ao seu lado.
2.capacidade de Jesus em viver com qualidade emocional mesmo em um ambiente em que tudo conspirava contra Ele.
3.discorre sobre os dramas de Sua vida, que são lições para todo tipo de pessoa.
4.aborda a intensidade do amor de Jesus, que suplantava os terríveis momentos finais de Sua existência.
*5 = que ainda será lançado = analisa a transformação ocorrida nos discípulos graças ao que Cristo representou na história particular deles.

Eu acredito que Cristo existiu, mas creio com veemência na incoerênica das histórias que nos foram contadas e a realidade dos fatos. Como não podemos provar nada, apenas nos resta observar as contradições existentes nos relatos biblicos para sustentarmos nossos próprios pensamentos.

É interessante a questão da singela relevância de Cristo para o judaísmo. Numa comparação ampla, sem preocupaçao com acertos ou erros entre as religioes, estaria o judaísmo a frente das religiões cristãs ao demonstrar que não há "figurativamente" ídolos, justamente por relavarem moisés de MANEIRA MODERADA, pela efetiva participação como HUMANO na consagração da religião, ou seja, Moisés recebeu de DEUS as leis judaicas (a torá) e apartir dai a religiao passou a ser difundida. Não há um "semi-Deus", um alguém além das formas Humanas, como o cristianismo idolatra Jesus, O que há é um HOMEM.

"O príncipio básico do judaísmo é a unicidade absoluta do Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma, o que carateriza a idolatria como pecado mais mortal de acordo com a Torá".
Qual seria o intuito do cristianismo com a figuraçao de Jesus?¬¬

Para adicionar a este raciocínio, achei muito interessante o que Cury releva de jesus "a habilidade que teve sobre suas emoções, para conduzi-las, organizá-las e dominá-las, quando necessário."

"Partindo da psicologia, Cury acredita ser Jesus a pessoa mais interessante que já passou por esta Terra. E por isso aconselha que as escolas deveriam ter uma disciplina adicional que explorasse as virtudes de Cristo. Dessa forma, os centros educacionais formariam MAIS QUE TÉCNICOS, mas SERES HUMANOS MAIS EQUILIBRADOS com uma inteligência que abrangesse o caráter, a sanidade emocional e a sociabilidade imparcial, capaz de manifestar-se tanto às classes mais baixas como às mais elevadas.

Por meio da biografia de Jesus, Cury expõe a maior precariedade do homem universal: estar familiarizado com o próprio mundo interior. É denunciada a indiferença do homem, principalmente atual, em conhecer-se. Homem capaz de dominar teorias e aperfeiçoar a tecnologia, mas sem capacidade de se relacionar, conhecer intimamente outros e deixar-se conhecer."

O GRANDE ENSINAMENTO de cristo é a necessidade urgente em entender que a vida como espetáculo, INDEPENDENTE do que enfrentamos. Jesus teve todos os motivos para ser depressivo, infeliz e amargo. Mas, por mais que fosse, extremamente, experimentado e por mais que em algumas ocasiões chorasse ou se sentisse indignado com o tipo de seres humanos com quem convivia, tinha ainda uma visão que sobrepujava a dor. Jesus tinha as respostas mais inteligentes e bem elaboradas nas situações mais adversas, que, normalmente, induziriam à ações impensadas e impulsivas. Quando se esperava um grito de Jesus, Ele transbordava serenidade; quando perseguido, sobrava-Lhe coragem; quando triste ainda sabia contemplar o belo."

Acredito que é uma questão de abrangência de pensamentos e condutas, pq criticar uma religião ou um conceito é muito fácil, mas aprender e elevar o conceito dakilo que se critica, a ponto de adicionar positivamente com novos parâmetros para que akilo q se critique possa ser apreciado.

Nenhum comentário: